Centro Educacional Terra Santa

Há 105 anos acreditamos no sonho de podermos contribuir para a melhoria da qualidade de vida do povo petropolitano.

Nossa História

O COMEÇO DE TUDO

Em 1918, uma grave epidemia de gripe, após o término da 1ª Guerra Mundial, deixou um grande número de crianças e idosos desamparados, por terem perdido seus familiares. Essas pessoas necessitavam de cuidados especiais e isso preocupou algumas personalidades da sociedade petropolitana.

Wenceslau Braz, Pereira Gomes, o Conselheiro Rui Barbosa, o Barão de Oliveira Castro, a Princesa de Belford Hermínia de Souza Sampaio, o Conde de Paranaguá Mário Pinheiro, o Conde Paulo de Frontin e muitas outras que se mobilizaram buscando auxílio.

Centro educacional TERRA santa
FONTE: museuimperial.museus.gov.br

No dia 14 de abril de 1918, o grupo fundou a Associação Protetora do Recolhimento de Desvalidos de Petrópolis que, no mês seguinte, passaria a ter sua sede no antigo Comissariado.

A Instituição contava com a contribuição da sociedade para a manutenção financeira e a dedicação das religiosas da Congregação de São José de Chambery, no atendimento diário.

A associação foi aos poucos determinando seu carisma em atender somente crianças e, sobretudo, optando pelos meninos, quando em 1969 passou a denominar-se Casa dos Meninos de Petrópolis. Atendendo em regime de internato, esse trabalho permaneceu até 1989, quando, para melhor se adequar às necessidades dos usuários, passou para o regime de semi-internato.

IRMÃS FRANCISCANAS

A partir de 1998, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil passou a fazer parte, ainda que indiretamente, do trabalho desenvolvido pela instituição. Naquele ano, elegeu-se nova diretoria, tendo como presidente o Frei Johannes B. Bahlmann. Toda a equipe de coordenação foi renovada.

As Irmãs Franciscanas de Siessen e frades estagiários (estudantes do Instituto Teológico Franciscano) começaram a trabalhar em busca de resgatar o perfil inicial de atender crianças e adolescentes desprovidos dos direitos básicos da vida.

2001 CASA DOS MENINOS DE PETRÓPOLIS

No início de 2001 foi aprovada a mudança do nome de Casa dos Meninos de Petrópolis para Centro Educacional Terra Santa.

Após um levantamento sobre a realidade socioeconômica, a instituição montou um novo plano de atuação, composto de dois projetos sociais: Aquarela (atendimento a crianças de 6 a 12 anos em horário complementar com atividades educativas) e o Cultura Pela Paz (voltado para adolescentes, na idade de 12 a 18 anos, com oficinas educativas e profissionalizantes).

Registramos que o nome “Terra Santa” é histórico em Petrópolis, porque, até o início do século XX, funcionou na cidade o Comissariado da Terra Santa (Organização responsável por angariar recursos para a manutenção dos Lugares Santos, em Jerusalém).

2010 FREI ANTÔNIO MOSER

No ano de 2010, Frei Antônio Moser assume a presidência do Centro Educacional Terra Santa e apresenta um novo plano de ação que tem como base, manter os projetos já existentes, e ampliar o número de atendidos.

Além de reformas e melhorias estruturais no prédio que estava bastante comprometido, esta nova gestão aumentou o número de atendimentos no Projeto Cultura Pela Paz e expandiu o projeto para atender também adultos.

Em 2011, devido à grande demanda de um projeto que atendesse ao público da terceira idade, foi implementado o Projeto A Fórmula do Bem Estar.

Centro Educacional Terra Santa

2018 MITRA DIOCESANA DE PETRÓPOLIS

Em 2018, a Província Franciscana passa a direção do Centro Educacional Terra Santa para a Mitra Diocesana de Petrópolis, que assume a Presidência, mantêm o atendimento nos projetos sociais desta Instituição.

Junte-se a nós neste nobre propósito de transformar vidas!

Com seu apoio, podemos expandir nosso alcance e oferecer ainda mais oportunidades para as crianças, jovens e adultos que mais precisam.

Patrocínios:

Programa Social Aquarela

Prefeitura Municipal de Petrópolis, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Regularização Fundiária.

Projeto Semeando Cidadania

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA
Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FUNCRIA

Apoios:

Deputado Federal Hugo Leal

Deputada Federal Laura Carneiro

Orange Softwares​

Sicoob

INsitesweb Marketing Digital

Companhia Imobiliária de Petrópolis

Companhia Imobiliária de Petrópolis

R. Monsenhor Bacelar, 590

Valparaíso, Petrópolis – RJ, 25685-113

Telefone (24) 2242-0525